Olá! Hoje o nosso assunto é o papai!!!

Como o homem pode criar vínculo com o bebê ainda durante a gestação?

O papai pode acariciar a barriga da mulher, conversar com o bebê e assim, ele já vai sentindo o toque e conhecendo a voz do pai.

Apesar do homem não gestar, ele também sente este momento e por isso é tão importante deixá-lo fazer parte desta fase, compartilhando sentimentos e sensações.

Se você sentir seu companheiro perdido, sem saber como iniciar este vínculo, convide-o, logo ele poderá sentir o bebê se mexer, quando escutar a voz dele.

As histórias e músicas, também podem ser compartilhadas com o bebê que ainda está no ventre da mãe, assim, combinem momentos para fazer isto juntos e se tornarem mais próximos para aproveitarem os aprendizados que virão com a chegada do bebê.

 

 

Quando o pai participa, fica muito mais leve este começo e apesar de o bebê passar a maior parte do tempo mamando ou dormindo, ele poderá participar do banho, momento de troca de fraldas, colocar o bebê para arrotar e acolher o seu pequeno.

Com muito carinho e atenção aos poucos mostre ao seu companheiro que ele também é capaz de ajudar e participar.

​A participação paterna nos cuidados com o bebê não deve ser uma ajuda para mulher e sim um exercício de responsabilidade enquanto pai. Esta participação é fundamental para que o pai crie seu próprio laço com o bebê, que se fortalece, com o nascimento e contato com o pequeno.

​Atualmente, algumas empresas oferecem aos pais 20 dias de licença à maternidade, mas se for possível tirar férias para acompanhar o nascimento e a mulher, será importante para toda a família.

​Isto porque, para criar essa conexão pai e filho, nada melhor do que o tempo que passarão juntinhos.

 

 

Algumas dicas para os papais:

​- Pode ser cansativo trabalhar o dia todo e ainda participar da rotina diária de cuidados com o bebê, mas vale muito cada momento dedicado ao seu pequeno. A cada dia você perceberá nele, novos movimentos, nova forma de olhar, então aproveite este tempo, que deve ser de conexão. Aqui, vale a qualidade, mesmo que sejam apenas 10 minutos exclusivos.

– Os recém nascidos também gostam dos momentos de brincadeiras, crie a sua própria maneira de brincar com ele, converse, cante, e não se esqueça do olho no olho.

​- Os homens interagem com o bebê de uma maneira diferente da que as mães interagem e isso proporciona sensações diferentes no bebê, o que é importante para que ele conheça o mundo

– Use carregadores como sling, canguru, pegue o bebê no colo, tenha contato pele a pele, isto proporciona segurança.

​- Seja participativo na amamentação e apoie a mulher, seja colocando o bebê para arrotar, seja mantendo o cantinho da amamentação abastecido com a água que é tão importante neste momento.

​Um momento que o papai também pode participar é da hora do banho. Aqui em casa o papai deu banho desde o começo, nas minhas duas pequenas e é um pai muito atuante, o que me traz muita alegria.

– O banho é um momento especial, de toque e aprendizado, no qual é passada a segurança, o carinho e, também pode ser um momento inusitado, com algumas surpresas.

Se divertir com os imprevistos vai deixar a rotina mais leve, mas para isto, ela deve estar organizada.

Saber onde está cada item do bebê vai trazer a tranquilidade para estes momentos, pois, se um xixi molhou a toalha, é só dar aquela lavadinha no bumbum novamente, e pegar uma outra toalha. Coisas que acontecem durante o banho!!!

Estas são algumas dicas, mas cada pai é capaz de criar a sua conexão com o seu filho de forma única.  Não deixe a correria do dia a dia impedir que vocês criem uma rotina cheia de amor e alegria. Organize-se!

Um grande beijo! Gratidão!!!

Elaine Gouvea
Organização em todos os sentidos