Hoje o nosso assunto é a “organização” e a Síndrome de Couvade. Você sabe o que é?

Você já ouviu falar em gravidez psicológica no homem?

Sim! O homem pode passar por este processo.

A Síndrome de Couvade, também conhecida por gravidez psicológica, não é uma doença, mas apresenta no homem vários sintomas da gestação, quando sua companheira está grávida.

As sensações são muitas vezes enjoos, desejos, crise de choro, depressão, ganho de peso, alterações no sono, entre outras.

Pesquisas revelam que os sintomas apresentados indicam a necessidade que muitos homens têm de se tornarem pais ou uma grande ligação afetiva e emocional com a mulher.

Se você perceber que seu companheiro está passando pelos mesmos sintomas que você e isto estiver incomodando ambos, é indicado que ele procure um especialista. Do contrário, ao se sentir mais relaxado, os sintomas podem diminuir.

Quanto aos sintomas físicos, os mais comuns dentro da síndrome podem incluir náusea, azia, dor abdominal, inchaço, aumento ou diminuição no apetite, problemas respiratórios, dor de dentes e nas costas, cãibras nas pernas e irritação genital ou urinária.

A síndrome pode se manifestar no homem, também, quando a mulher apresenta uma gravidez de risco. Devido à grande preocupação com o bebê e com a esposa, o marido acaba sendo invadido pela ansiedade.

Estudos apontam que mais da metade da população de futuros pais, cerca de 50%, acabam apresentando sintomas relativos à gestação no decorrer do período.

É interessante ver que os homens têm participado cada vez mais desta fase juntamente com sua parceira e isto é muito bacana, pois juntos é possível construir uma rotina respeitando as necessidades e desejos de ambos.

Quando falamos em “Gestação”, temos que pensar que novas responsabilidades chegam para os dois, e quanto mais diálogo e cumplicidade houver entre o casal, mais facilidade terão diante dos novos desafios, sendo a organização, o caminho para dias mais tranquilos e produtivos.

Indico sempre que as decisões sejam partilhadas e que o casal busque as melhores alternativas para preparar a chegada do bebê. Seja a montagem ou a decoração do quarto do bebê, a compra do enxoval, eventos comemorativos, a organização financeira que se requer para esta fase ou as mudanças na vida do casal.

Pensar no que é necessário e se adaptar à realidade é primordial.

A chegada de um filho causa transformações e o fato de saber que será responsável por uma nova vida e refletir sobre a incerteza que cerca a maternidade, pode sim, ser assustador para muitos homens.

Diante disto, tornar-se pai, pode ser emocionalmente estressante, já que a rotina do casal será ajustada a uma nova realidade.

O planejamento e a organização desta nova fase familiar, contribui para amenizar a ansiedade e trazer o equilíbrio, que é tão importante para começar esta vida à três.

Ninguém escolhe se sentir estressado ou ter sintomas que fogem do controle, mas, isto acontece e para diminuir estas sensações, a prática de esportes, a forma de encarar as mudanças, e a meditação ou relaxamento, ajudam e muito nos momentos nos quais as pessoas precisam se conhecer e buscar o autocontrole, enfatizando que a organização da rotina do casal, traz segurança , entre outros benefícios.

Para casais que serão pais pela primeira vez, vale ressaltar que a chegada de um bebê é algo mágico, é um acontecimento que envolve muitas emoções. E neste momento, o que não pode faltar é amor e cuidado com este pequeno ser.

Um grande beijo! Gratidão!!!

Elaine Gouvea
Organização em todos os sentidos