Com a chegada de um bebê toda a rotina da casa muda e é extremamente importante a instalação de redes de segurança nas janelas e sacadas.
Para evitar acidentes domésticos é fundamental pensar na segurança dos espaços e alguns cuidados e providências são indicados.
Os bebês precisam explorar os ambientes e assim buscam móveis com portas e gavetas, sempre tentando descobrir como abrir e fechar. Banheiro e cozinha são bastante atraentes e por isso os dispositivos de segurança podem ser usados nestes locais, assim, você pode ficar mais tranquila.
Neste caso, os dispositivos de segurança são muito úteis no início, mas conforme a criança vai crescendo é importante ensinar e mostrar os riscos a ela.
Ensinar o bebê a não mexer no que apresenta perigo é a melhor opção. Esta não é a mais fácil, porque leva tempo para que a criança aprenda, mas acredito que seja a melhor forma de incluir a criança no espaço familiar, da qual ela faz parte.
O bebê deve aprender a conviver com outras pessoas e em diversos ambientes, mas as orientações devem ser claras. Se ele puder fazer algo na casa da vó e não puder fazer a mesma coisa na casa da tia, ficará confuso.
É necessário atentar-se ao que será colocado dentro das gavetas e armários que ficam à altura dos pequenos. Facas, devem ser organizadas em áreas onde a criança não alcance ou deve-se usar a trava de segurança para evitar acidentes.
Na cozinha, quando a despensa é baixa e fica ao alcance do bebê é necessário acompanhamento constante. Muitas vezes as mães comentam que só deixaram o bebê por um instante e algo aconteceu. E é assim mesmo, precisam somente de um instante para encontrar algo que desperte a curiosidade deles.
A atenção é primordial, mas quando a cozinha é organizada levando em conta a chegada de um bebê, muitos riscos são eliminados.
Na despensa, por exemplo, vidros de azeitona, geleia e outros, nunca devem estar em armários baixos. Farinhas, depois de abertas, devem ser organizadas em potes e fora do alcance dos pequenos, pois podem causar asfixia.
Para os grãos, o cuidado deve ser o mesmo, eles podem ser colocados no narizinho e ouvido.
Em relação à medicamentos e produtos de limpeza, oriento que estes itens fiquem em locais que os bebês não alcancem, pois, são extremamente perigosos. O ideal é organizá-los nas partes mais altas. Os medicamentos não devem ficar em banheiros, tanto pelo risco de ingestão, quanto pela umidade do local, que pode causar danos aos produtos.
Atenção também à lavanderia, quanto a deixar roupas de molho. Os pequenos adoram olhar o que tem dentro do balde e isto pode causar graves acidentes.
Os terraços gourmet precisam de cuidado especial por conta dos espetos e facas para churrasco, além do carvão.
A segurança deve estar presente também em berços e brinquedos.
Outros cuidados:
Protetor de tomadas;
Proteção nas quinas das mesas;
Portão de segurança nas escadas;
Manter móveis longes de janelas;
Tirar do alcance vasos de plantas;
Não deixar carregadores de celular ligados e soltos nas tomadas;
Bebidas alcoólicas devem ficar longe do alcance da criança;
Cabos de eletrodomésticos em balcões deverão ficar enrolados e atrás dos equipamentos;
Cabos de panela para dentro do fogão;
Na área de serviço, os sacos plásticos deverão ser guardados em lugares específicos;
Colocar cerca de no mínimo 1,20 m de altura ao redor da piscina e rede de proteção;
Animais domésticos:
– Manter fora do alcance da criança comedouro e bebedouro de cães e gatos.
.
Enfim, a rotina muda bastante porque a preocupação vai para os detalhes, mas, o importante é saber que depois que se tem um bebê, a casa fica muito mais alegre e feliz!
Um grande beijo! Gratidão!!!
Elaine Gouvea
Organização em todos os sentidos