Com a chegada do Outono e as manhãs e tardes mais fresquinhas, já é o momento de dar aquela organizada nas roupas das crianças. É a hora de ver o que está servindo e o que já ficou pequeno.
– Tem roupa que só de olhar, você já vai saber que está pequena, mas, na dúvida, peça para criança experimentar.
– As peças que não servem mais, devem ser tiradas para não ocupar espaço e confundir a criança na hora de escolher o look.
– Decida se guardará para um filho menor, se doará ou venderá. De qualquer forma, já tome a ação, para não correr o risco de voltar com estas peças para o guarda roupa.
– Se for guardar para um filho mais novo, depois de lavadas e secas, as roupas podem ser colocadas em uma embalagem a vácuo para ocupar menos espaço e se manterem limpas, lembrando que a identificação da embalagem, dizendo o que há dentro dela, ajuda a colocar as peças em uso no momento certo.
– Fique atenta e verifique se as roupas que a criança não usou nos últimos meses estão com pó e na dúvida, lave antes de usar. Com o ar já muito seco, uma roupa empoeirada pode desencadear uma crise de rinite, por exemplo.
Como você já está mexendo com as roupas da criança, procure deixar tudo prático, de forma que ela consiga escolher e se trocar sozinha. Isto ajuda muito no dia a dia.

Foto Pinterest
Além disso, aproveite a oportunidade para ver as peças que precisam de conserto, troca de botão, zíper e outros. O ideal é deixar disponível somente o que está em condições de uso, isto é ganho de tempo. E é fundamental que você oriente a criança a avisar quando ela perceber que perdeu um botão da roupa, ou estragou o zíper, assim, você já pode providenciar este conserto.
É hora também de dar aquela limpada dentro do guarda roupa e deixar tudo em ordem. Para o quarto de criança, prefiro não usar produtos com cheiro forte, pano úmido com álcool ou vinagre de álcool, resolve muito bem, na hora de limpar gavetas e armários.

Foto Pinterest
Se for possível, coloque antimofo nestes locais, há modelos que não geram líquido e não tem cheiro, são ótimos para o quarto dos pequenos.
Separe por tipo de peça, categorizando, short, saia, camiseta manga curta e camiseta manga longa e assim por diante.
Deixe a criança participar da organização, assim, ela pode escolher onde fica melhor para ela pegar estes itens. E, também é uma forma manter a organização, já que participou e sentiu que dá trabalho manter tudo em ordem.
É uma forma de valorizar o trabalho e ter vontade de colaborar.
É importante também que separe os uniformes, das roupas de passeio, assim, ninguém se atrasa para ir à escola porque não encontrou o que era necessário. E uma boa opção é a criança já separar o uniforme no dia anterior, para os que estudam de manhã.
Manter uma casa organizada não é tarefa fácil, assim, é importante inserir os pequenos nesta manutenção que além de incentivar a cooperação, trará independência e desenvolverá habilidades.

Foto Pinterest
Você pode identificar os locais para ficar mais fácil na hora de guardar as roupas, e a criança pode aos poucos, começar a guardar sozinha.
Acredito que a criança que cresce participando das tarefas necessárias para o bem estar da família, se sente parte integrante da vida, e isto traz muita segurança. Ela se sente amada e ao mesmo tempo, responsável, criando vínculos necessários para o desenvolvimento como ser humano. A criança precisa entender que as roupas não aparecem lavadas e passadas na gaveta, como uma mágica, este foi um trabalho que demandou tempo e energia, que é cansativo e necessário para que todos os familiares fiquem bem e consigam realizar suas tarefas diárias com mais tranquilidade.
Como diz Maria Montessori, “Nunca ajude uma criança enquanto ela estiver executando uma tarefa na qual, ela sente que pode ser bem sucedida”.
Por hoje é isso pessoal! Desejo que tenham gostado do tema e se gostaram, peço que indiquem para pessoas que possam se interessar.
Um grande beijo! Gratidão!!!
Elaine Gouvea
Organização em todos os sentidos