Quando falamos em memória, principalmente da gestação que é uma fase tão especial, temos que pensar nas fotos. Mas não só em tirar foto, como também organizar e trazer segurança para este acervo.

É possível estabelecer um método simples, prático e eficiente para armazenar e localizar as fotos digitais. Isto pode parecer trabalhoso, dependendo da quantidade de fotos, porém, uma vez organizado, é só manter.

O primeiro passo é descartar tudo que está duplicado ou sem foco, pois elas só estão ocupando espaço nos seus equipamentos.

Em qualquer aparelho, IPhone ou Android, pode-se utilizar aplicativos gratuitos que fazem uma varredura no acervo e, também no cartão de memória SD que estiver inserido nele, para identificar fotos em duplicidade ou parecidas.

 

 

Depois de baixado, o software deve se conectar automaticamente à galeria de fotos e fazer a análise. É possível visualizar o que foi marcado e apagar individualmente ou eliminar tudo de uma só vez.

Há aplicativos para Mac ou Windows que também fazem esse tipo de trabalho no computador. Algumas ferramentas online de armazenamento de fotos também contam com o recurso de identificação de duplicidades ou similares.

Apesar dos aplicativos, a exclusão manual se faz necessária, porém, podem ser selecionados blocos e várias imagens simultaneamente serão deletadas. Outra opção é conectar o celular em um computador para visualizar a galeria na tela da máquina e proceder com a seleção do que será descartado.

No iPhone, não basta deletar as fotos nos álbuns, selecionando e mandando as imagens para o lixo. Para que sejam apagadas para sempre, é necessário acessar uma pasta chamada “Apagados” no aplicativo Photos. Nesta pasta deve-se selecionar tudo e mandar para o lixo. Quando as imagens forem apagadas para sempre, não há como recuperá-las.

Para o sistema Android, pode ser que o aplicativo Google Photos, esteja habilitado para não apagar em definitivo as imagens. Nesse caso, você deve entrar na Lixeira do aplicativo e escolher deletar todas, para sempre.

Quando pensamos na segurança das imagens é importante saber que o celular não deve ser um lugar para guardar fotos, mas apenas um local transitório antes que elas sejam transferidas para outro lugar. Muitas pessoas perdem grande quantidade de fotos em panes dos aparelhos.

Os back-ups são fundamentais e precisam ser de pelo menos dois formatos diferentes. Por exemplo: armazenamento online (Dropbox, OneDrive) e outro em um DVD, no HD externo e outro no Google Photos, no pen drive e outro em um CD.

O ideal é separar tudo o que é referente à gestação, todas as imagens armazenadas em:

Tablet

Pen drive

HD externo

CD e DVD

Computador

Celular

Cartão de memória (SD) de câmeras digitais

Sistemas de armazenamento na nuvem, como iCloud, DropBox,

Google Drive e outros.

 

 

Tudo isto deve ser colocado em uma só pasta, e pode ser subdividido de acordo com a ocasião. Por exemplo: Gestação, Nascimento, desenvolvimento do bebê.

Com tudo centralizado, não se perde tempo procurando aquela foto para relembrar um momento especial ou mostrar para um ente querido.

Adicione uma nova pasta para cada ANO dentro das categorias que têm grande número de eventos, exemplo Bebê.

Os nomes das pastas são a base para uma boa organização. Para que você se lembre de um evento, geralmente, você precisa de três informações: data, local e descrição do evento. Dessa forma, o nome da pasta pode ter esta estrutura:

Ano (4 dígitos)

Mês (2 dígitos)

Dia (2 dígitos) se desejar

Local

Descrição curta – utilize no máximo 2 ou 3 palavras

Exemplos:

2020- 01- Goiania- Hot Park

2020- 02- 08-Goiania- Baby Organizer

Desta forma cria-se uma sequência lógica de acontecimentos e isto permite que se encontre rapidamente aquela foto especial.

Lembre-se, de nada adiante ter um monte de fotos e não saber onde estão, no momento de fazer aquela tão sonhada retrospectiva do aniversário de um aninho!

Desejo que as dicas tenham sido úteis para você.

 

Um grande beijo! Gratidão!!!

 

 

Elaine Gouvea
Organização em todos os sentidos