Esta é sem dúvida nenhuma, uma pergunta que toda futura mamãe se faz. Como lavar, o que usar para lavar e quando começar…
A dúvida é comum quando pensamos na chegada de um bebê. E muitas perguntam se é necessário lavar ou não o enxoval. E a resposta é sim! Tudo deve ser lavado antes de ser usado pela primeira vez.
O bebê está protegido no ventre da mãe e quando nasce, já tem contato com o ar, com a luz e quando pensamos nas roupinhas, é fundamental que estejam lavadas e sem poeira.
Quando ganhamos ou compramos uma peça de roupa, não imaginamos por quantas mãos passaram, ou por quanto tempo ficaram expostas na loja.
Tudo o que terá contato com a pele do bebê nos primeiros meses de vida deve receber cuidados. Todos os acessórios devem ser lavados, mantas, cobertores, edredons.
As roupinhas do bebê exigem cuidados na hora da lavagem, mas como são novas, normalmente, só estão com o pó do armazenamento.
São peças delicadas, e podem ser facilmente danificadas, assim, evite usar anéis com pedras e pulseiras, quando for cuidar delas.
É importante também, tirar todas as etiquetas coladas e penduradas nas peças, além de ter atenção especial às etiquetas costuradas, que podem causar irritação e alergia.
Para lavar as roupas do enxoval do bebê, é indicado usar a máquina de lavar?
- A máquina de lavar, pode ser usada, mas para as peças muito delicadas, use sacos de proteção na hora da lavagem, eles protegem a forma do tecido por evitar que ele sofra impacto direto com o tambor da máquina.
- Separe as peças por cores, para não correr o risco de manchar peças que ainda nem foram usadas.
- O tipo de tecido deve ser analisado na hora de fazer a separação, tecidos pesados não devem ser lavados com peças muito delicadas. Evite misturar peças de lã e crochê, com outros tecidos.
- Use o modo de lavagem delicado, que já é próprio para tecidos finos.
- Não misture as roupas do recém-nascido com as roupas dos outros membros da família, elas devem ser lavadas separadamente.
Atenção também à limpeza da máquina, não é recomendável lavar um pano de limpeza e depois, colocar as roupas da criança. A máquina deve estar limpa.
Tomando estes cuidados até mais ou menos dois anos de idade, seu bebê correrá menos risco de ter alergias e irritações na pele.
Se preferir lavar as roupas à mão, lembre-se que o enxágue é parte fundamental, pois, os resíduos do sabão endurecem as filhas do tecido e podem irritar a pele dos pequenos, principalmente nos três primeiros meses de vida.
Neste caso, use baldes separados, para não colocar as roupinhas em um recipiente com restos de produtos que não são indicados para a pele dos bebês.
As roupas podem ser colocadas para secar ao ar livre, desde que não haja recomendações específicas na etiqueta, mas devem ser passadas para que a roupinha fique macia e esterilizada.
Qual sabão utilizar na lavagem das roupas do bebê?
Atualmente, existem inúmeras marcas de produtos para lavagem das roupas, mas, dê preferência aos produtos específicos para bebê e que sejam dermatologicamente testados.
Existem vários produtos que dizem não ter em sua composição, substâncias químicas como, corantes, ácidos, mas muitas vezes estes produtos são mais caros e nem todas as famílias podem adquirir.
O sabão de coco líquido é uma boa opção, com preços mais acessíveis e diferentes marcas no mercado.
Prefira produtos sem perfume, para evitar alergias, e neste início, evite amaciantes e produtos para tirar manchas, por exemplo.
Se puder, tire a sujeira das roupinhas, assim que trocar o bebê, e deixe um pouquinho de molho. Assim, as manchas clareiam.
Procure organizar a rotina de cuidados com as roupinhas, para evitar acúmulo de roupas sujas, pois nesta fase, as fezes mancham os tecidos com muita facilidade.
O sabão comum para lavar roupas contém fragrâncias mais fortes e tem em sua composição substâncias próprias para lavagem pesada, diluir sujeira e por isso, podem prejudicar a pele do recém-nascido. Além da pele, estes produtos podem causar também, alergias respiratórias.
Quando lavar o enxoval?
Indico que a lavagem aconteça por volta de 31 semanas de gestação, quando as comemorações como Chá de Bebê, já aconteceram, e há tempo suficiente para lavar, passar as roupas e organizar no quartinho do bebê.
As últimas semanas são muito atribuladas, com mais consultas e a finalização dos preparativos. Assim, aconselho que você se organize e faça tudo com tranquilidade, já que nesta fase, a barriga já está bem grandinha e pesada, e as tarefas se tornam mais cansativas.
Procure organizar as atividades por semana, fazendo um cronograma. Esta contribuirá para diminuir a ansiedade, e para que você veja que está evoluindo nas tarefas. É uma forma de não esquecer nada, e pedir ajuda, se perceber que não conseguirá realizar em tempo hábil, de acordo com o seu objetivo.
Durante a gestação, surgem novas tarefas e às vezes fica difícil imaginar que será possível incluí-las na nossa rotina, que já está completa, porém, as mudanças fazem parte da nossa vida e adaptação é a palavra-chave.
Aos poucos tudo vai se encaixando e no final, você percebe que é capaz de realizar muito mais do que imaginou.
Aprecie estes momentos de dedicação, quando cuidamos das roupinhas do bebê, de cada detalhe, estamos colocando o nosso amor neste trabalho e com certeza, o bebê está sentindo este carinho.
A gestação é uma fase bastante cansativa, mas também é quando desabrocha em nós, o maior amor do mundo.
Sinta este amor!
Um grande beijo! Gratidão!!!
Elaine Gouvea
Organização em todos os sentidos