Durante o período de gestação, a mulher passa por grandes transformações, que acontecem em todos os aspectos, físico, emocional, espiritual, tudo isto, enquanto espera a chegada do bebê. Esta fase traz grandes expectativas e preocupações, e poder contar com o apoio da família e amigos, é fundamental.

Conforme a hora do parto se aproxima, é comum que a mulher fique ansiosa, com medo e até duvide que é capaz de trazer uma nova vida ao mundo, e que isto faz parte da natureza feminina. Para empoderar e acolher as gestantes nesse momento que antecede a vinda do bebê, é muito importante que elas realmente se sintam amparadas.

Os rituais existem desde o princípio da história da humanidade e marcam as passagens importantes de nossas vidas e nos ajudam tanto a celebrar bons momentos quanto a passar por fases desafiadoras. Ritualizar a passagem para a maternidade é uma pratica ancestral, entre mulheres, e que se perdeu com a vida moderna.

Pela correria do dia a dia, frequentemente vemos mulheres se sentindo completamente desconectadas do ato de parir, como se isto não fizesse parte da vida de uma mulher dos dias atuais. São mulheres que se sentem perdidas, sem saber por onde começar a ser mãe. E para ser mãe não existe receita, é só seguir o próprio instinto.

O Chá de Bênçãos é um ritual, que entrou para os eventos que celebram o nascimento de um bebê. Ele surgiu entre círculos de mulheres, como forma de apoiar aquelas que estavam se preparando para um parto.

Conforme a gestação evolui, muitas mulheres começam a se perguntar se seu corpo vai dar conta, se serão capazes de realizar o parto que sonham e também surge a pressão da família, que cria uma grande expectativa.  O Chá de Bênçãos é um momento de deixar a mulher mais segura, confiante e tranquila, independente da via de parto escolhida. É hora de sentir a presença de pessoas queridas, sentir a própria força e se conectar com a sua cria. É um resgate do verdadeiro significado da celebração da chegada de um novo ser.

Chá de bênçãos ao ar livre – Foto Pinterest

Foto Pinterest

Organizar um chá de bênçãos é muito simples, longe das complexidades das comemorações convencionais, como a preparação de listas de presentes, decoração e brincadeiras, o objetivo da bênção é simplesmente celebrar a futura mãe. Este é um evento muito especial e as convidadas são estimuladas a trazer um poema, uma canção, oração, ou texto sobre a gravidez, parto ou maternidade. Pode ser usado também um cordão que será confeccionado com cristais ou pingentes para simbolizar o laço entre as mulheres presentes. Normalmente, é criado um espaço para reunir símbolos que representem a fertilidade, o nascimento ou a maternidade. Velas e flores ajudam a construir um ambiente aconchegante e agradável.

A futura mãe é o centro do evento, e a sua volta, todas se reúnem e leem as mensagens que trouxeram, além de adornar o colar para que a mãe possa usá-lo durante o trabalho de parto ou simplesmente, tê-lo como um objeto cheio de amor e força. Como o trabalho de parto pode ser desafiador, é importante que a mãe sinta a força de suas amigas e familiares, enquanto acolhe seu bebê ao mundo.

Para este momento, pode ser feito um desenho do bebê na barriga, as pessoas podem trazer como alimento, aquilo que fazem de melhor, e que agrada a gestante. Aquele bolo gostoso que só a mãe sabe fazer, aquela torta que só a tia sabe preparar…, enfim, é um momento de amor, no qual cada pessoa envolvida, vai oferecer o seu melhor.

O nascimento de um bebê é visto como um rito de passagem para as mulheres e o chá de bênçãos pode contribuir para que a mulher se sinta mentalmente, fisicamente e emocionalmente pronta para dar à luz. Este encontro é normalmente realizado no final da gravidez, de 36 a 38 semanas, reunindo normalmente entre 10 e 20 amigas e familiares. Também é extremamente importante que o evento seja planejado e conduzido por uma amiga ou irmã e que a futura mãe não se envolva nos detalhes da organização. Seguem algumas dicas de como tornar um chá de bênçãos agradável e emocionante, mas lembrando, que o importante é que sejam realizadas atividades que marquem positivamente esta fase da gestante. Compartilhar histórias sobre nascimentos, que tragam sentimentos positivos e inspiradores, de mulheres da família ou círculo de amizade.

Cada convidada pode trazer um prato, de preferência, o que a gestante mais gosta. Fazer um arranjo de flores para enfeitar o cabelo da futura mãe. Preparar um escalda-pés, no qual podem ser misturados óleos essenciais, um pouco de sal grosso e adicionar à água morna para imergir os pés antes da cerimônia. Cada convidada pode escrever uma oração ou mensagem em um pedaço de tecido que poderá ser costurado como uma colcha de retalhos, para a mãe ou seu bebê. Ou estas mensagens podem ser colocadas em um cordão, decorando este momento, e depois, estas mensagens podem ser organizadas como uma lembrança.

Mensagem para a mamãe

A barriga pode ser desenhada ou pode-se fazer um molde em gesso da barriga da mãe para que ela tenha como lembrança de sua gestação. Enfim, a ideia é fazer um encontro gostoso, onde o carinho e o amor estarão envolvidos. Espero que tenha gostado do assunto de hoje e peço que compartilhe com alguém que possa gostar de ler sobre o tema.

Um grande beijo! Gratidão!!!

Elaine Gouvea
Organização em todos os sentidos