Este ano, o Dia da Criança, será diferente!
Devido ao distanciamento social, não teremos a festa na escola, no clube, no condomínio, e muitos pais estão se perguntando como fazer um dia especial.
As crianças foram muito impactadas emocionalmente e isto se reflete no comportamento dos pequenos.
Neste dia, vale criar um momento que marque positivamente a memória da criança.
– Montar uma cabana para assistir um filme com pipoca;
– Cozinhar juntos e fazer uma mesa temática;
– Andar de bicicleta (seguindo os protocolos);
– Montar aquele quebra-cabeça de 1500 peças.
A atividade fica a sua escolha! Mas pense em algo que proporcione momentos dedicados ao vínculo familiar, ao afeto e à troca.
Diante deste momento, segundo pesquisas, as crianças tem demonstrado reações emocionais explosivas e alterações comportamentais, como dificuldades de concentração, irritabilidade, medo, inquietação, tédio, sensação de solidão, alterações no padrão do sono e da alimentação.
Estes comportamentos exigem mais atenção, controle, tolerância, paciência, de todos os familiares e muita conversa entre adultos e crianças.
Muitas vezes desejamos fazer algo diferente e pensamos em milhares de coisas, quando a criança quer somente um momento simples e nossa atenção plena, sem os eletrônicos ou outras distrações.
Aproveite este dia para descobrir como você é visto pelo seu filho, conte uma história vivida com o seu pai, ou uma história de quando você era criança.
As nossas histórias conectam nossos filhos a nós e a nossa origem, de onde eles também vieram.
Ensine uma brincadeira ou jogo, que você fazia quando criança, assim, você pode se desligar um pouco de tantas responsabilidades e lembrar da sua criança interior, que inclusive pode se sentir frustrada e deixada de lado, diante de tantas obrigações.
Quando fazemos uma atividade com nossos filhos, mostramos como fazemos, eles estão aprendendo uma forma de fazer, vendo um processo e isto traz muito aprendizado. Isto permite que eles analisem e possam criar outras formas de fazer, e a organização está presente neste movimento.
Sempre digo que a organização pode ser aprendida e deve ser ensinada, e ela está presente em todos os momentos do nosso dia a dia.
Organizar nossos desejos, nossas tarefas e sonhos, nos permite olhar para tudo isto e ter tempo para sermos mais felizes.
Não deixe tudo para última hora! Se você não se organizar para ter tempo para você e para a sua família, quando perceber, as crianças já serão adultas.
O tempo é a moeda mais cara que existe, e ele não volta. Então, que tal usar esta moeda para viver a vida que você deseja, com mais momentos e menos coisas.
Quero muito saber o que você está planejando para o seu dia da criança, seja você pai ou filho, mãe ou filha e se não estava planejando nada, ainda dá tempo de mudar.
Podemos ver os desafios como obstáculos ou como oportunidades para uma mudança, para inovar e se reinventar.
Acredite que é possível e se surpreenda com você! É muito bom quando isto acontece!
Um grande beijo! Gratidão!!!
Elaine Gouvea
Organização em todos os sentidos